• Equipe Poletto

15 anos da Poletto Soluções




Por Melissa Poletto e Daniela Oselame, em 16/06/2018 Nossa História!

Estamos em um momento importante da história dessa empresa, história essa que é também a minha história profissional. A Poletto completou 15 anos no último 15 de junho. E quero, agradecida que estou, escrever a vocês que vêm acompanhando nossa evolução.


Aos 24 anos, estava formada e com toda a energia para iniciar em um mundo profissional que não sabia exatamente o que me reservaria. A Engenharia de Alimentos me oportunizou experiências inusitadas e, o que poderia ser considerada uma profissão bastante linear, acabou me conduzindo por caminhos bastante diversos.


Desde o primeiro contato com o mundo do trabalho, pude perceber algo que até hoje é latente: como as grandes empresas têm dificuldade em praticar a mudança! Talvez por administrarem grandes estruturas que têm necessidade de padronização para todas as atividades, haja um receio ou, talvez, uma prudência exagerada que dificulte a visão sistêmica.


Trabalhando inicialmente para uma indústria de alimentos, acabei por me envolver não somente na minha área específica, mas também no planejamento estratégico, nos programas de qualidade e no desenvolvimento de novos produtos. Mas logo senti uma inquietude que diz respeito a um espírito desacomodado, cheio de expectativas e afoito por resultados.


Nos finais de semana, na casa dos meus pais, eu construía mentalmente o que poderia ser a inovação no negócio, e a energia daqueles sonhos represados me fez questionar, ainda muito jovem e inexperiente, como seria no meu próprio negócio.


Nessa trajetória eu tive a felicidade de ter uma família, que é o que de mais importante se pode ter. Também fui contemplada com amigos fiéis que me ouviam e discutiam comigo meus êxitos e frustrações. Nesses muitos momentos de trocas e interações, e acolhida por uma família com experiência no empreendedorismo, iniciei minha busca pela formatação de um negócio que pudesse realmente ser relevante para os meus clientes.


E neste momento, surgiu a POLETTO, que foi pioneira em consultoria para o setor de alimentos no Rio Grande do Sul. Aos 26 anos e cheia de ideias, eu tinha um único cliente e me lancei com afinco ao meu desafio. E, como em todos os projetos, esse também teve começo e fim e então vieram as dificuldades: captação de novos clientes, a manutenção de uma estrutura e todas as dúvidas que assolam aqueles que resolvem empreender.


Foram alguns meses sem perspectivas. E então comecei a ampliar meu olhar: falava com pessoas, buscava oportunidades nas quais eu pudesse ter contatos, desenvolvi algumas palestras, gratuitas, é claro, sempre buscando experiência e conferir credibilidade ao que estava tão determinada a conquistar.


E foi a partir de uma palestra, ministrada no CIC de Bento Gonçalves, em que discuti as novas leis sobre o Bioterrorismo (esse assunto estava em pauta especialmente na agenda Norte Americana), que surgiu a minha aproximação com a certificadora DNV GL. A partir daí, para me tornar auditora líder em ISO 9001 e na Norma Holandesa, em segurança de alimentos, foi bastante rápido. E de extrema importância no que seria a POLETTO hoje.


Passei a prestar consultoria para empresas que estavam se preparando para a certificação. Foi a partir dessas vivências que percebi a importância do olhar externo, de conseguir engajar os grupos e de cuidar de seus clientes como se fossem seu próprio negócio.


Em 2009, após a maternidade e um período sabático para cuidar da família, reestruturei minha empresa e assim surgiu a Poletto Soluções.


Em 2015, juntou-se à equipe minha sócia, Daniela Bucco Oselame. Conheci a Daniela no meu período de docente na Uniftec e, desde aquele momento, desenvolvemos uma forte amizade que se transformou em sociedade. Seguimos juntas.


De lá pra cá, temos auxiliado muitos projetos em grandes corporações e sentimos que todos eles nos complementaram e tornaram também nosso aprendizado muito maior. Todos os projetos propostos foram certificados e sabemos que isso só é possível quando temos sinergia com os clientes, entendimento de seus negócios e muito envolvimento com o que fazemos.


Os quinze anos dessa empresa que se constituiu a partir da necessidade de uma entrega qualificada e significativa, e de projetos de valor, atinge o que acreditamos que seja a sua maturidade. Mas e a inquietude? Os sonhos e os projetos que nos empolgam? Esses são nossos orientadores. É como o oxigênio que nos mantém respirando. Esse momento de aniversário é momento de comemorar: a vida, aqueles companheiros de jornada que estiveram e estão conosco. Mas é também o momento de anunciar: estamos apenas começando! E como em toda a nossa história, a transformação, o aprendizado e as experiências farão melhor ainda. Melhor para nós e para o mundo!


Obrigada por estar conosco!

© POLETTO SOLUÇÕES EM GESTÃO

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram