top of page

Anvisa publica retificações sobre as novas regras de rotulagem


Imagem: Anvisa

A semana está sendo movimentada com a entrada em vigor das novas regras de rotulagem previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Várias dúvidas surgiram, e especialistas passaram a questionar a agência a respeito delas. A partir disso, nesta quinta-feira, foram divulgadas as retificações (links abaixo).

É importante destacar que alguns grupos de alimentos ainda têm prazo até 2023 e 2024 para se adequarem, mas qualquer produto novo lançado a partir de agora, independentemente do segmento a que pertence, precisa chegar ao mercado seguindo as novas regras. E a principal delas está relacionada à inclusão de informações nutricionais na parte da frente da embalagem. Há mudanças também em localização da tabela nutricional e cor de fundo, esforços da Anvisa para que o cliente enxergue da forma mais clara possível.

Segundo Melissa Poletto, engenheira de alimentos e sócia da POLETTO, é comum que existam retificações, já que a partir do momento em que as regras passam a ser aplicadas, surgem dúvidas e interpretações que precisam ser esclarecidas. “A rotulagem é uma das etapas de toda a cadeia de segurança de alimentos mais difícil de controlar. É fundamental que os fabricantes entendam a importância de oferecer informações claras e completas, deixando os consumidores cientes do que estão comprando”, afirma.

O trabalho de educar quem consome é fundamental para que toda a cadeia trabalhe com o máximo de transparência e para que o cliente tenha informação suficiente para tomar uma decisão embasada sobre o que pretende ou não consumir. Costumamos reforçar por aqui que segurança de alimentos é muito mais do que a conquista de certificações ou o cumprimento de legislações. Lidar com segurança de alimentos é trabalhar para garantir que não haja prejuízos à saúde de quem consome e, para isso, uma das medidas é a extrema transparência sobre todos os insumos e ingredientes utilizados.

Com diversos detalhes, a rotulagem pode ser uma etapa bastante complexa dentro de uma empresa de alimentos. Por isso, se você precisa de ajuda para entender as mudanças, fazer uma avaliação sobre a postura que tem hoje e mudar algo, fale conosco. A POLETTO tem 19 anos de experiência em segurança de alimentos e monta planos customizados para cada cliente. Nos diga qual é a sua necessidade e nós entregaremos a solução.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page