top of page

As principais mudanças na FSSC 22000 e a importância da gestão nesse processo


Foto: Banco de imagens

Como já falamos em um post nas nossas redes sociais, as mudanças na versão 6 da FSSC 22000 são muitas. Vamos incluir algumas delas nesse conteúdo, para que você entenda para onde deve direcionar a sua atenção.


Em relação aos requisitos, dos 15 existentes anteriormente, identificamos 11 revisões e cinco requisitos novos. Entre os requisitos revisados, estão Gestão de Fornecedores, Uso do logotipo, Rotulagem, Food Fraud e Food Defense, Gestão de Alergênicos, Monitoramento ambiental, Transporte e Armazenagem, Contaminação cruzada, Design e desenvolvimento de produtos e Requisitos para organizações com certificação multisite, nos quais verificamos um aumento na abrangência. Dois requisitos não sofreram alterações: verificações de PPR e estado de saúde.

A versão 6 traz também requisitos novos: Cultura de Segurança de Alimentos e Qualidade, Controle de Qualidade, Gestão de Equipamentos, Perda e Desperdício de Alimentos e Requisitos de Comunicação. Praticamente todos os requisitos da FSSC 22000 tiveram alguma mudança, portanto, há muito trabalho pela frente até o dia 1º de abril de 2024, quando a nova versão entra em vigor. A abrangência das alterações faz com que diversos setores sejam atingidos, por isso, será necessário montar um bom cronograma de ações e promover o engajamento de todos para que se obtenha sucesso na certificação e sua manutenção.


As alterações em requisitos são significativas, e a POLETTO está pronta para ajudá-lo a cumprir cada uma delas e manter a sua certificação em dia. Com sua experiência de 20 anos, enxerga com clareza o quanto a gestão de pessoas é fundamental para que o resultado de um negócio seja atingido. Para isso, oferece programas específicos focados em Inteligência Emocional e Inteligência Sistêmica. Se a equipe estiver redonda e engajada, fazer essa adequação será ainda mais fácil.


Fale conosco e alie o trabalho de gestão com o de segurança de alimentos. Com a POLETTO de parceira, as empresas têm tudo para crescer!

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page