Por Daniela Oselame, em 23/01/2019
No mercado alimentício atual, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou um requisito fundamental para a comercialização de produtos.
O que se espera minimamente de uma indústria, seja ela de alimentos ou de serviços de alimentação, é que ela atenda aos requisitos de Boas Práticas de Fabricação – BPF, que envolvem requisitos fundamentais que vão desde a instalação da indústria, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho (tais como lavagem correta e frequente das mãos, utilização adequada de uniformes, por exemplo), até a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento de produtos.
Os requisitos de BPF devem ser aplicados desde a recepção de matéria-prima, processamento, até a expedição do produto, contemplando os mais diversos aspectos da indústria, como a qualidade das matérias-primas e dos ingredientes, a especificação de produtos e a seleção de fornecedores por exemplo.
As Boas Práticas são obrigatórias pela legislação brasileira, tendo como objetivo principal garantir a integridade dos alimentos e a saúde do consumidor.
Comments