top of page

FRAUDES E RECALL’s no mundo: Relatório de Riscos e Tendências – IFS/Fev 2022

Em fevereiro de 2022, a IFS publicou seu Relatório de Risco de Tendências. Um dos assuntos abordados foi a atualização de fraudes alimentares totalizando 40 casos somente no mês de fevereiro em todo o mundo, sendo considerado o mais significativo em quantidade desde que a IFS começou a emitir o relatório.

Dentre os países que em que foram detectadas fraudes temos: Itália (9), Paquistão (6), Índia (5), Argentina (2), UK (2), China (3), USA (2), Brasil (2), Paraguai (2), Portugal, França, Espanha, Japão, Bolívia, Suíça, Albânia, Oman, Nigéria, Alemanha, Namíbia, Ucrânia, Costa Rica, Malásia, Quênia, Moçambique, Tailândia e Singapura. Com relação a recalls no mundo no mês de fevereiro, temos a França liderando o ranking sendo a causa principal a contaminação microbiológica.

Outro dado importante divulgado foi a avaliação de dados do RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), um sistema onde os países membros compartilham informações sobre gêneros alimentícios e alimentos para animais que possam representar riscos para a saúde dos consumidores.

O gráfico mostra a distribuição de todas as notificações na categoria de alimentos do banco de dados RASFF por Escopo do Produto IFS. Assim, alertas, acompanhamentos, rejeições de fronteira, informações para atenção e notícias estão incluídos nesta figura.

Frutas e legumes estão em primeiro lugar com 121 notificações. Os pesticidas são os principais responsáveis ​​pelo elevado número de notificações em frutas e legumes. A razão para isso pode ser encontrada na superação dos limites, bem como no uso de produtos fitossanitários não autorizados. Notificações de micotoxinas seguidas do ácido cianídrico e salmonela são o principal motivo das notificações.

Produtos secos, outros ingredientes e suplementos estão em segundo lugar com 67. 32 notificações referentes à utilização de produtos não autorizados, sendo mencionado óxido de etileno, corpos estranhos e microorganismos patogênicos.

E você, já atualizou seu plano de controle de fraudes? Precisa de auxílio? Nós temos o conhecimento e a experiência que você precisa! Fale consoco!

38 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page