top of page

Gestão Ágil: a sua empresa precisa ter


Aqui na POLETTO, nós estamos sempre em busca de inovações e metodologias mais modernas de técnicas de gestão, para que você esteja sempre na linha da frente com sua empresa. Sabemos que fazer a mesma coisa da mesma maneira pode se tornar obsoleto, e isso pode acabar comprometendo seu negócio.


Pensando nisso, apresento para vocês a Gestão Ágil!!


Por conceito, gestão ágil é um conjunto de técnicas e processos de entrega (seja de um projeto, produto, serviço,...) tornando-o mais rápido e eficiente. Pode ser aplicado em qualquer área ou processo da empresa.cSer ágil não significa ser mais rápido nas entregas, mas, principalmente, possuir a capacidade de se adaptar às mudanças mais rapidamente.


Antigamente, o modelo de gestão mais utilizado era feito a partir de tentativas de planejamentos a longo prazo, com uma visão centralizadora, e menos previsíveis. Isso não significa que não funcionava, mas mudanças ocorriam com menos frequência, a natureza do trabalho era mais concreta e o trabalho era mais braçal. Atualmente, a maior parte dos trabalhadores realiza “trabalhos do conhecimento”, então o método antigo de gestão ficou mais difícil de se encaixar.


A maioria das pessoas já ouviu falar em Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). O mercado acabou adotando esse termo pois ele sintetiza muito como é o trabalho hoje em dia. Se pararmos para pensar, o mundo sempre foi um pouco VUCA, mas agora, mais do que nunca, está cada vez mais, e por isso modelos de gestão do passado acabaram ficando obsoletos.

E como você pode usar a gestão ágil na sua empresa?


A partir da frase: “Todo mundo é pago para resolver problemas”, tiramos as seguintes conclusões:

- Empresas são formadas por equipes, as equipes precisam criar soluções para as empresas funcionarem e a equipe é formada por pessoas. São essas pessoas que irão resolver os problemas.


Na gestão ágil, pessoas devem ser consideradas como indivíduos e não como recursos humanos, porque os trabalhos são realizados DE pessoas PARA pessoas. Nesse ponto, LIDERANÇA E CULTURA fazem parte da gestão ágil.


O 2º ponto é com relação a ESTRATÉGIA e INOVAÇÂO. As equipes precisam buscar a melhoria contínua dos seus processos, as empresas precisam ir em busca de INOVAÇÃO para se manterem competitivas e lucrativas. Toda empresa precisa de um Norte, precisa de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para saber para onde vai, o que, por que, e a ordem do que fazer.


A 3a questão é com relação à EXECUÇÂO. Execução sem estratégia pode ser um pesadelo, mas estratégia sem execução é completamente inútil. É importante saber como conduzir a equipe para que haja produtividade e organização na execução.


A partir desses pontos, você pode organizar as técnicas e métodos ágeis. Assim, você tem uma visão sistêmica da empresa e dos seus processos. No próximo texto, falaremos sobre as ferramentas utilizadas para implementar a gestão ágil. Acompanhe por aqui e entre em contato conosco se precisar de ajuda profissional para implantá-la na sua empresa.

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page