Intoxicação de 170 pessoas em RU mostra a importância da segurança de alimentos em restaurantes


Pelo menos 170 casos de intoxicação alimentar foram identificados nos restaurantes universitários (RUs) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), em Curitiba, nesta semana. Alunos e professores das sedes Centro e Ecoville relataram passar mal após comerem nos estabelecimentos e alguns precisaram receber soro. A notícia foi divulgada pelo portal UOL.

Segundo um estudante ouvido pela reportagem, a nutricionista responsável não quis coletar uma amostra da comida, acreditando se tratar de um caso "isolado". A empresa que fornece alimentos para o RU é terceirizada e não teve o nome divulgado. Há relatos de "pontos azuis" encontrados em algumas comidas servidas.

A UTFPR se manifestou por meio de uma nota: "Desde o primeiro relato, recebido em 18/05, a Comissão vem monitorando o ocorrido e verificando todos os detalhes narrados para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que seja possível elucidar os fatos e apurar as responsabilidades, inclusive com a instauração de Processo Administrativo Sancionatório contra a empresa contratada". Ter Boas Práticas de Manipulação e levar a segurança de alimentos a sério não são questões relacionadas apenas a quem fabrica, mas também a quem processa ou apenas manuseia alimentos. Na sua história de 18 anos, a POLETTO já atendeu - e segue atendendo - empresas que lidam com preparação de refeições. O cuidado com um alimento vai muito além de respeitar a legislação, buscar normas certificadoras ou ter cuidado na fabricação. Qualquer pessoa que vai trabalhar com alimentos que serão servidos tem muita responsabilidade. Se a sua empresa precisa de consultoria nisso, fale conosco. E se você é funcionário de um negócio que não tem BPF, exija que as boas práticas sejam implantadas. Costumamos repetir com frequência por aqui: lidar com alimentos é assumir uma responsabilidade com a saúde das pessoas. Preste atenção nisso! A POLETTO também pode lhe ajudar nesse assunto com o curso online e gravado "Boas práticas de fabricação de acordo com NBR ISO/TS 22002-1:2012". Acesse este link para conferir o conteúdo e os bônus. Se ficarem dúvidas, fale conosco por aqui ou nas redes sociais.

100 visualizações0 comentário