top of page

Poletto Soluções é apta a adequar empresas na versão 8 do IFS Food

A norma International Featured Standards (IFS) é reconhecida internacionalmente por definir requisitos para avaliar e certificar a segurança e a qualidade dos produtos alimentícios e não alimentícios. A versão 8 do IFS Food também reconhecida pelo GFSI, trouxe várias atualizações e aprimoramentos em relação à versão anterior, visando aumentar a eficácia e a abrangência dos requisitos. Essa norma foi publicada em abril de 2023 e passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2024, sendo que as auditorias na nova versão poderão ocorrer a partir de 1º de outubro de 2023.


A norma IFS Food Versão 8 concentra-se em três principais pilares: segurança dos alimentos, qualidade do produto, legalidade e atendimento a requisitos de clientes. Ela estabelece critérios detalhados para avaliar a conformidade das empresas em relação a esses pilares, além de fornecer orientações para implementar e melhorar os sistemas de gestão da qualidade e segurança de alimentos.


Esa dividida, na Parte 2 (requisitos auditáveis), em 5 capítulos e 10 KO’s (Knock-Out)

Um dos aspectos-chave da IFS Food Versão 8 está relacionada à cultura de segurança de alimentos. A norma incentiva as empresas a desenvolverem uma cultura organizacional que valorize a segurança dos alimentos, envolvendo todos os níveis hierárquicos e garantindo a conscientização e o comprometimento de todos os colaboradores. Isso inclui treinamentos, comunicação eficaz, gestão de riscos e revisão contínua dos processos para melhorar a segurança de alimentos em toda a cadeia produtiva.


Entre as mudanças apresentadas na parte 2, podemos citar:


4 novos requisitos (sendo um total de 232), entre eles:


· Validação e re-validação do plano APPCC

· Gestão segura e armazenamento de produtos químicos

· Documentação dos critérios do programa de monitoramento ambiental

· Implementação de correções de desvios e não conformidades


A Poletto Soluções conta com consultores credenciados pela IFS, estando aptos a orientar e ajudar na adequação e implementação desta norma. É uma premissa valorosa para a empresa se manter atualizado sobre todos os requisitos existentes nesse mercado que merece responsabilidade e clareza nos processos implementados.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page