top of page

Reportagem apresenta dados de água contaminada


Uma reportagem assinada por jornalistas da Repórter Brasil e da Agência Pública mostrou que a água da torneira tem ou teve contaminação em diversas cidades brasileiras. Um teste foi feito em 763 municípios, e em alguns deles, os resultados indicaram uma presença maior de produtos químicos e radioativos do que o permitido pela legislação do país.

Nesse ponto, a matéria mostra que existe inclusive uma polêmica anterior. Há quem acredite que a lei brasileira é permissiva, já que os limites são mais altos do que os permitidos na Europa, por exemplo. De qualquer forma, o teste usou como base a lei nacional, ou seja, os limites realmente são ultrapassados.

O ponto consensual entre todos, mesmo os que defendem o teto que a legislação do Brasil prega, é que acima desses valores, a presença dessas substâncias é prejudicial à saúde. "O consumo diário aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso --a depender do produto”, afirma o texto. Os testes foram realizados entre 2018 e 2020 e um entre quatro municípios apresentou níveis acima do permitido.

Neste link, você confere a reportagem completa, com gráficos e mais informações sobre a pesquisa. Já clicando aqui, é possível acessar um mapa e ver qual foi o resultado do teste na sua cidade. Essa reportagem mostra a importância das empresas de fornecimento de água, no caso de concessões, e do poder público, quando o serviço é estatal, terem profissionais capacitados em relação à segurança da água que é servida à população e, claro, fiscalização recorrente.


A segurança de alimentos está na mesa de todas as pessoas diariamente, por isso esse é um mercado tão importante para a saúde. Para atuar nele, é fundamental estar atualizado e ciente da sua responsabilidade. A POLETTO, além de fazer consultoria a respeito da conquista de normas internacionais e de entendimento e respeito à legislação, também tem um braço de educação. Um dos cursos online é permanente, trata de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e está disponível neste link. Confira e mantenha-se atualizado!

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page