• Equipe Poletto

Ser ou não ser certificado? Eis a questão!


Por Melissa Poletto, em 14/03/2018


Hoje eu escrevo sobre SISTEMAS DE GESTÃO. O que há por trás deste termo, tantas vezes desafiador e outras assustador?

Diante dos 15 anos que trabalho com os tais SISTEMAS DE GESTÃO, percebo que para os Gestores de Qualidade, meio ambiente, segurança de alimentos, saúde e segurança ocupacional entre outros, o termo é “desafiador”.

Entretanto, para muitos empresários, o termo é sinônimo de MEDO. Medo das mudanças, medo da abordagem de processo, pois dentro das organizações, o que se vê são relações humanas, que devem existir, mas que se confundem com a pouca profissionalização das pessoas. O que quero dizer com isso é que muitos empresários se tornam reféns de um profissional sem qualificação, sem habilidade, pelo simples fato de ter MEDO de magoar, ter MEDO de decidir, ter MEDO de errar. E se eles possuem o MEDO atrelado à tomada de decisões do seu SISTEMA DE GESTÃO, quem dirá os demais funcionários. E este SISTEMA não se constrói com MEDO.


E quando a falta de habilidade está justamente no empresário? Naquele que DEVE tomar as decisões, que DEVE puxar a sua equipe em direção ao SISTEMA DE GESTÃO, aos RESULTADOS esperados. É justamente neste ponto que há o tão sonhado divisor de águas em um SISTEMA DE GESTÃO.


Neste ponto, ou a alta direção se envolve e se compromete com o SISTEMA DE GESTÃO, ou não. Caso ela NÃO se comprometa, esta empresa conseguirá certificar o seu SISTEMA DE GESTÃO? SIM. Caso ele SE comprometa, esta empresa conseguirá COM CERTEZA a certificação do seu SISTEMA DE GESTÃO!


Qual a diferença então? Em termos de conseguir a CERTIFICAÇÃO, NENHUMA! Agora, em termos de direcionar a empresa da melhor forma, de buscar um ambiente de trabalho harmonioso, de fortalecer as equipes, enfim, tornar o processo prazeroso e de sucesso para esta empresa... somente com a ALTA DIREÇÃO COMPROMETIDA conseguimos isso.


Portanto, você, diretor, CEO, presidente, questione-se sobre o tempo em que você se dedica à construção das estratégias do seu SISTEMA DE GESTÃO. Questione-se sobre as decisões difíceis que você teve que tomar na implantação do seu SISTEMA DE GESTÃO. Questione-se quantas vezes você se reuniu com os seus gestores para estabelecer as estratégias e não somente aquelas relacionadas à rentabilidade. Através dessas respostas, você saberá o seu real comprometimento.


Quem já teve a oportunidade de trabalhar comigo sabe que eu costumo dizer que os SISTEMAS DE GESTÃO possuem um nível, baixo, médio ou alto. Para chegar no nível ALTO, somente como o COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO.

© POLETTO SOLUÇÕES EM GESTÃO

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram