• Josiane Kilian

Você sabe o que os personagens Dr. House e Chaves têm em comum com o APPCC?

Atualizado: Jul 24


Existem inúmeros programas que são requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, porém, me arrisco a dizer que o APPCC (Análise de de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é uma das ferramentas mais potentes quando se pensa em segurança de alimentos e, por isso, é o que mais vai exigir da equipe de implantação.

A razão de existir desse programa é baseada em uma abordagem preventiva voltada ao processo de fabricação do produto. A fase de implantação pode variar em função do protocolo a ser seguido (ISO, CODEX…), mas, em geral, o APPCC está estruturado em etapas. As primeiras fases requerem um trabalho conjunto da equipe e da alta direção delimitando e planejando as ações a serem desenvolvidas, famílias de produtos e validação dos fluxogramas de produção. As demais etapas, conhecidas como sete princípios, estão focadas na mitigação de riscos e na análise dos perigos: químicos, físicos, biológicos, alergênicos e radiológicos.

A definição dos perigos é o coração do processo. Em um primeiro estágio, parece ser uma tarefa bastante simplista, mas ao fazer a análise etapa a etapa, acredite, o buraco é mais em baixo, usando uma expressão bastante popular. É neste ponto que muitas empresas deixam a desejar, conduzindo a análise de forma superficial. A robustez desse programa está diretamente atrelada à equipe responsável por sua implantação. Para que você tenha sucesso nesta jornada, precisa dispor de pessoas engajadas e que saibam trabalhar em equipe, tanto liderando quanto sendo lideradas.

E é aqui que entram os dois personagens que destacamos no título. Dr. House, apesar de ser introspectivo, está sempre inquieto, buscando encontrar soluções criativas, certeiras, com o pensamento sistêmico indo a fundo para descobrir a causa raiz dos problemas. É com esse espírito investigativo que precisamos olhar para análise dos perigos. Por outro lado, temos o Chaves. Ele é mais que conhecido pela lei do esforço zero, sempre é a vítima da situação, acha desculpa para tudo. Qual dos perfis você acredita que precisa para trabalhar com a metodologia do APPCC?

A resposta é fácil, e nós estamos aqui para ajudá-lo a formar ou encontrar essa pessoa. A Poletto está com inscrições abertas para o curso online "Formação de Auditor Interno APPCC”. Acreditamos que precisamos conectar pessoas à gestão e isso, mais do que nunca, é imprescindível para implantarmos o APPCC, despertando assim a cultura de segurança de alimentos.

0 visualização

© POLETTO SOLUÇÕES EM GESTÃO

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram