top of page

A certificação é a sua credibilidade


Post de 17/10/2019 Esse post começa afirmando, no título, que a certificação é a sua credibilidade. E vai ainda mais longe, no primeiro parágrafo: o número de certificações ISO vai dobrar no Brasil nos próximos anos. Essa segunda afirmação é de Neifer França, um estudioso e especialista em certificações ISO no mundo. Ele é enfático ao afirmar que já vinha identificando uma tendência de crescimento nas certificações no Brasil, mas isso se tornou ainda mais claro com a discussão de temas como compliance, dados e sustentabilidade.

O mercado de segurança de alimentos está completamente inserido nesse cenário. As certificações ligadas a esse setor também vão crescer. E aqui vai mais uma notícia: você não tem muito tempo para se preparar. O mundo anda rápido e, quando percebemos, o prazo já está aí, estourando. "A relação com mercados externos, padrão histórico semelhante e configuração econômica mostram a necessidade de atestar credibilidade, aplicar ferramentas de gestão e gerar eficiência. Isso é ISO, isso é certificação”, afirma França em um texto recente.

Os critérios para escolha de marcas e do que compramos estão mudando. As novas gerações querem sustentabilidade, propósito e, principalmente, credibilidade. Estar em dia com as boas práticas de fabricação e com as normas que regem esse mercado é indispensável. França, que tem percorrido o mundo relacionando a economia dos países com as certificações ISO, também afirma sem receios que não há muito o que pensar. É preciso agir. E rápido. Ele cita em seu artigo uma palestra do economista Ricardo Amorim que confirma a tendência que já enxergava no aumento das certificações. E termina falando sem rodeios aos profissionais e às empresas: “Preparem-se. Como Ricardo Amorim disse, ‘o pessimista perde o timing, e o timing é agora’. Não adianta reclamar depois”.

Para acelerar o processo de adequações a normas industriais é primordial contar com uma consultoria especializada como a POLETTO Soluções. Contate-nos no e-mail melissa@polettosolucoes.com.br.

14 visualizações0 comentário
bottom of page