• Equipe Poletto

ISO 14001, por que implantar?


Por Daniela Bucco Oselame, em 30/01/2018 A Gestão Ambiental é a gestão das atividades de uma empresa que têm, tiveram, terão ou podem vir a ter um efeito sobre o meio ambiente (ar, água, solo, resíduos etc.). Sendo assim, empresas têm adotado um sistema de gestão ambiental, possibilitando o direcionamento de suas atividades de forma sustentável.

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) permite conhecer o estado ambiental do seu negócio através da identificação e do monitoramento dos diversos aspectos ambientais, de tal modo que possa responder às condicionantes internas e externas, tendo como objetivo a melhoria contínua do desempenho ambiental da organização.

A certificação ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental é uma certificação que traz diversos benefícios para a organização, tais como: atendimento aos requisitos legais, melhoria do comportamento ambiental, melhoria da imagem da empresa, facilidades em financiamentos, controle dos riscos, melhoria da eficiência, melhoria nas condições de trabalho e conscientização dos trabalhadores, aumento da performance etc., além de ser reconhecida internacionalmente.

O objetivo principal da norma ISO14001 é permitir que as organizações estabeleçam processos para gerenciar o risco ambiental, reduzindo o consumo de recursos naturais e os custos operacionais, tendo um compromisso de melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

A nova versão (2015) tem prazo até setembro de 2018 para ser implementada, Algumas das mudanças mais significativas são: Análise do Ciclo de Vida, Gestão de Riscos e a Melhoria no Desempenho Ambiental. A nova versão propõe que as organizações possuam uma completa integração da gestão ambiental com as estratégias da organização e o desenvolvimento de ações para otimizar o rendimento do SGA.

© POLETTO SOLUÇÕES EM GESTÃO

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram