top of page

A revisão prevista para a norma ISO 9001 foi cancelada


Segundo a fonte https://www.quality.org, o Comitê Técnico 176 da ISO - Organização Internacional de Padronização, no seu Subcomitê 2 (TC176 / SC2), decidiu que não haverá atualização da norma técnica ISO 9001, que está na versão 2015. De acordo com os dados mais recentes, existem 878.664 certificados válidos relacionados a 1.180.654 sites no mundo todo.

Para esclarecer mais sobre esta certificação: lembre-se que a ISO 9001 estabelece os requisitos para uma implementação de Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ quando uma organização tem necessidade de:

  • demonstrar sua capacidade de fornecer produtos e serviços de forma consistente que atendam ao cliente e aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis e;

  • aumentar a satisfação do cliente com a aplicação eficaz de um SGQ, incluindo processos para melhoria do sistema, garantia de conformidade com o cliente e requisitos aplicáveis.

O padrão definido a partir da ISO 9001 serve de base para vários outros padrões de sistemas de gerenciamento em setores que incluem automotivo, aeronaves e fabricação de dispositivos médicos, alimentos, entre outros.

Pois bem, o TC176 / SC2 realizou pesquisa com o propósito de identificar e reunir as ideias dos usuários finais da ISO 9001 sobre a versão atual da norma (2015) e assegurar que a nova versão contemplasse sugestões e anseios identificados. Também foram considerados alguns fatores:

  • O relatório Quality Futures do CQI sobre o Futuro do Trabalho, discutindo o efeito da transformação digital na força de trabalho, no fluxo de trabalho e no local de trabalho;

  • A crescente proeminência de fatores ambientais, sociais e de governança (ASG);

  • O trabalho do TC176 / SC2 em conceitos de qualidade do futuro;

  • O programa de pesquisa do CQI em Qualidade 4.0.

O que eu penso é que, para muitas organizações, ainda é muito difícil entender a norma ISO 9001 e o que ela se propõe. Isso acontece porque ainda se pensa em SGQ dissociado da gestão de uma organização. Quando, na verdade, a norma nos traz um guia de melhores práticas orientativas quanto ao que é importante para conduzir um negócio com eficiência e eficácia.

No final, a análise sobre revisão resultou em uma votação majoritária para deixar a ISO 9001:2015 inalterada. Provavelmente, daqui a uns anos, voltarão a ser analisadas as mudanças no mercado, sob todos os aspectos, e aí poderá ser considerada importante uma atualização desta norma.

258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page