top of page

Desmistificando a ISO 9001:2015


Por Melissa Poleto, em 22/01/2018


A nova versão da ISO 9001, lançada em 2015 está há menos de 12 meses do seu prazo de adequação. Para as empresas que já possuem tal certificação, o prazo é até 18 de setembro de 2018. E para quem quer implementar um Sistema de Gestão de Qualidade, esta versão é a melhor.

Sim! Ela está mais complexa, uma vez que alinhou as estratégias da organização com o Sistema de Gestão de Qualidade. Ampliou a visão de satisfação a todas as partes interessadas, o que antes era somente a coluna do cliente. Reforçou a importância em planejamento e análise de riscos. Para quem tem um sistema de gestão de qualidade para “inglês ver”, esta versão irá dificultar o mundo de faz de conta. Em se tratando de alinhamento e das estratégias da organização, a auditoria terá que ser mais consistente, principalmente com os gestores dos processos e a alta direção. E é neste exato momento que a nova versão da ISO 9001 toma força, tendo em vista que por muitos anos ela foi sustentada pelo representante da direção e, agora, a responsabilidade recai para toda liderança.

As perspectivas não são muito boas para a organização que não deixa a ISO 9001 correr em suas veias, mas para os demais, a versão 2015 veio para ficar e melhorar o desempenho da Organização. A abordagem de RISCO é só para quem quer pensar e planejar o seu futuro, para os demais recairão duras auditorias, em que o sistema ficará na corda bamba. Eu, particularmente, acredito nesta nova versão para empresas de gestão madura, com profissionais competentes. Cabe a mim desejar que os organismos de certificações, através de seus auditores, façam valer a mudança estabelecida e que, de uma vez por todas, as organizações façam uso da ferramenta como o sangue que corre em suas veias.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page