top of page

Era Digital X pessoas


Por Melissa Poletto, em 08/05/2018


Resolvi escrever sobre a era digital e as pessoas, para desmistificar que, com a velocidade das informações, as pessoas serão descartáveis e que só a geração Millenium pode se adaptar a este contexto.


GERAÇÃO MILLENIUM — Formada por jovens que nunca viveram sem internet, que compartilham suas experiencias e acreditam que têm a capacidade de mudar o mundo.


A Era Digital, também conhecida como era da informação ou tecnológica, é o nome dado ao período que vem após a era industrial, teve início na década de 1980 e, desde então, veio crescendo de forma exponencial. E essa velocidade vem assustando algumas pessoas, inclusive pelo fato de estarem surgindo muitas tecnologias disruptivas, nunca antes imaginadas pelos Baby Boomers, pelas gerações X e Y. Mas certamente foi pensada e experimentada pela Millenium. A Era Digital é o atestado de óbito da cultura de massa.

O termo “tecnologias disruptivas”, que vem de ruptura, caracteriza produtos e serviços que transformam o mercado e, de certa maneira, desestabilizam os concorrentes que antes o dominavam. ARIE HALPERN

Então, quer dizer que somente a geração MILLENIUM está fortemente adaptada nesta ERA DIGITAL? São eles os revolucionários das START UPS? Na verdade, eles estão lá, mas também estão os baby boomers, a geração X e a Y. Estão todos aqueles que se permitiram se reinventar.


A ERA DIGITAL tem infinitas possibilidades para todas as pessoas e de qualquer geração. O importante é se permitir, é trabalhar fortemente na mudança de modelo mental, para poder oferecer mais valor no que se faz. E aí é que entra a questão de Propósito.


PROPÓSITO! “A Coragem de Ser Quem Somos”, livro de Sri Prem Baba.

Precisamos entregar mais valor as pessoas através dos nossos negócios. E como faremos isso?


1º - Temos que fazer uma imersão para atingirmos o PROPÓSITO do negócio ou dos produtos/serviços, isto é, por que existimos e qual o valor que queremos proporcionar?

2º - Experimentar/prototipar, isto é, vamos testar se o que estabelecemos realmente gera valor, e, principalmente vamos avaliar se as pessoas percebem o valor.

3º - Avaliar os resultados para construção do BRANDING, as estratégias de posicionamento daquele negócio ou produto/serviço.

4º - E o último passo é compartilhar, tornando o propósito estabelecido no 1º passo EXPONENCIAL.


Não são só as START UPS que estão inseridas neste modelo da Era Digital, qualquer empresa pode se inserir, mas terá que transformar os seus MINDSETs, e existem várias formas de fazermos isso.


Na minha opinião, o fundamental é: OUVIR COM RESPEITO, EMPATIA E SEM JULGAMENTO. Este passo tão simples fará toda diferença!


Para encerrar o texto, não o assunto… afirmo que a ERA DIGITAL não vai eliminar as pessoas. É infinitamente o inverso disso! Quanto mais as pessoas compartilharem seus conhecimentos, suas emoções e suas formas de pensar e agir, mais estaremos construindo novos valores, aqueles realmente percebidos. A adversidade nunca fez tanto sentido e, desta forma, poderemos Mudar o Mundo!


Eu acredito! E não sou da geração Millenium! #vemcomigo

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page