top of page

Salmonella no Kinder Ovo mostra que precisamos ampliar a microbiologia


A notícia é essa: um surto de salmonella no Kinder Ovo fechou uma fábrica da Ferrero na Bélgica às vésperas da Páscoa. A empresa fez recall do produto em diversos países (não há registro de problemas no Brasil) e se tornou alvo de investigação devido à quantidade de casos de infecção, que passaria de 100.

Os detalhes estão nesta reportagem e sugerimos que você leia. O que queremos tratar aqui neste post é o que esse fato nos ensina. "Sabemos que a Ferrero tem rígidos padrões de controle de qualidade e segurança de alimentos e, mesmo lá, pode acontecer. Esse é mais um exemplo de uma crença que temos há tempo: precisamos ampliar os aspectos atrelados à microbiologia de alimentos”, afirma a engenheira de alimentos e diretora da POLETTO, Melissa Poletto.

Segundo ela, é comum que a salmonella seja associada apenas a produtos de origem animal crus, o que não quer dizer que esteja limitado a somente estes produtos. “Essa visão limita o nosso olhar para os produtos que devem ser testados para salmonella e outras bactérias. Aqui no Brasil, ainda tratamos de forma pouco abrangente a questão da microbiologia em alimentos”, completa.

Na visão de Melissa, em se tratando de vários aspectos da segurança de alimentos, nem sempre o que diz a legislação é suficiente. Conforme a profissional, não podemos ficar restritos a alimentos que estão no “roll” da salmonella a partir de leis ou de casos mais comuns, mas devemos ampliar a microbiologia em nome da segurança de quem consome aquele alimento. “A salmonella, frequentemente, não é detectada em chocolates. Pois é, agora este caso abre precedentes para aumentar as amostragens e investigar a causa raiz. Isso pode acontecer com outros produtos”, finaliza.

A POLETTO tem conhecimento em microbiologia e pode ajudar você a não ter problemas com isso. Um recall, além de gerar prejuízo financeiro, provoca danos à reputação da marca. Fale conosco para evitar essa situação na sua empresa. E lembre-se: a sua responsabilidade é com a saúde de quem vai consumir o que você produz ou manipula.

121 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Edacir Baiocco
Edacir Baiocco
Apr 19, 2022

Parabéns Melissa e obrigada por compartilhar importante alerta.


Like
bottom of page