top of page

Abra os olhos para os pontos frágeis: o refeitório pode ser um



Na sua empresa, o refeitório é um serviço terceirizado? Você o avalia como um risco para o seu negócio? Quando se trata da alimentação coletiva dos funcionários, estamos falando de saúde e de segurança. No entanto, sabemos que é um desafio para as empresas encontrarem um equilíbrio entre orçamento e qualidade da refeição e do serviço.

Em rodas de conversas com colegas da área, sempre ouço a mesma frustração: muitos serviços de alimentação não atendem os critérios mínimos da legislação vigente. Na indústria, existe uma infinidade de protocolos a serem seguidos e a justificativa para não cumprir é a sempre a falta de fiscalização.

Mas qual é o nosso papel diante deste cenário? A saúde dos funcionários está diretamente relacionada à segurança de alimentos e ela deve ser a prioridade. Para ajudar você a refletir como avalia as questões relacionadas ao refeitório da sua empresa, vou fazer algumas perguntas.

1. Ao qualificar o serviço de alimentação como fornecedor, você exige dele a documentação relacionada à RDC 216/2004 ou faz algum tipo de auditoria?


2. No caso de a empresa ser responsável pelo refeitório, está implantado os requisitos da RDC 216/2004?

3. O buffet tem controle de temperatura? São retiradas amostras para que, em caso de algum surto, seja feita a avaliação microbiológica do cardápio do dia?

4. Como estão sendo documentadas as alterações em função da pandemia pela Covid-19 com relação à forma de servir e a densidade de pessoas no salão?

5. Você considera que a alimentação servida pelo refeitório pode ser uma situação de vulnerabilidade? Pensando em pulverização, o impacto e o número de pessoas envolvidas seria bastante significativo? Não tenho dúvida que esta é uma situação de ameaça que precisa ser levada em consideração.

6. Se a sua resposta para o item 5 foi sim, como você descreve este processo no procedimento de Food Defense?

7. Você aplica algum questionário de satisfação com os funcionários sobre esse serviço? E trata em análise crítica documentada essas informações?

Ao finalizar as respostas do seu questionário, realize seu plano de ação para melhorar os controles associados ao refeitório. Se você ficar com dúvidas de como proceder, entre em contato. Nós, da POLETTO, teremos o maior prazer em ajudar.

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page