top of page

Codex Alimentarius lança nova revisão

O Codex Alimentarius é um conjunto de normas internacionais de segurança de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu objetivo principal é estabelecer medidas necessárias de higiene e proteção à saúde dos consumidores, garantindo práticas equitativas no comércio desse segmento.


A nova revisão do Codex faz com que informações sobre o sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (HACCP) passem de um anexo para o corpo principal do documento. A atualização também inclui conceitos modernos não abordados em versões anteriores, incluindo o papel das Boas Práticas de Higiene (BPH) que requerem atenção adicional por terem maior impacto na segurança de alimentos.


A Poletto Soluções se mantém informada sobre todas as atualizações do documento, para poder contribuir com responsabilidade ao instruir o cliente. “A importância do Codex é imensa no mercado de alimentos, pois ele desempenha um papel fundamental na segurança e qualidade desses produtos que consumimos diariamente”, explica Daniela Bucco Oselame, sócia da empresa.


Estabelecer critérios e limites máximos para contaminantes, aditivos alimentares, resíduos de pesticidas e outros elementos prejudiciais à saúde, como aponta o Codex, é muito importante. “Esses limites ajudam a garantir que os alimentos sejam seguros e livres de substâncias tóxicas que possam representar riscos à saúde humana. Ele também evita práticas enganosas que possam prejudicar não só os consumidores, mas também criar desequilíbrios no mercado”, pontua.


Normas internacionais



Além disso, o Codex Alimentarius desempenha um papel significativo na promoção da cooperação e colaboração entre os países. Ele fornece um fórum para que especialistas em segurança de alimentos, cientistas e governos trabalhem juntos na elaboração dessas normas. Essa cooperação é essencial para abordar os desafios complexos da segurança de alimentos global e garantir a proteção dos consumidores em todo o mundo. Ao estabelecer padrões internacionais, o Codex contribui para a harmonização das regulamentações entre os países, facilitando o comércio global de alimentos.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page