top of page

Cultura de segurança de alimentos


Desde novembro de 2020, com a revisão do esquema FSSC V5.1, um dos assuntos que mais temos visto em lives, artigos e treinamentos é sobre Cultura de Segurança de Alimentos.

Conceitualmente, segundo o GFSI, Cultura “são valores, crenças e normas compartilhadas que afetam a mentalidade e o comportamento em relação à segurança dos alimentos em toda a organização”, ou, como dizemos, “é como fazemos as coisas por aqui”!!


Em pauta desde 2011 na Conferência anual da GFSI, só no 2º semestre de 2019, depois de 18 meses de trabalho e com a colaboração de 35 especialistas do mundo todo, foi lançado o Guia Prático para Cultura de Segurança de Alimentos. O Guia serve como orientação para a avaliação do nível de maturidade da segurança de alimentos nas organizações.


A FSSC também publicou um documento orientativo: Cultura de Segurança de Alimentos, no qual apresenta uma correlação junto à Norma ISO 22000:2018 de como demonstrar o atendimento dos requisitos com foco em cultura de segurança de alimentos.


Este documento fornece também orientações sobre algumas questões que podem ser usadas na avaliação da conformidade, garantindo assim a abordagem com base nos elementos mínimos de uma cultura de segurança dos alimentos requeridos pelos GFSI.


Nós, da Poletto Soluções, elaboramos uma sistemática própria de avaliação do nível de maturidade baseada nas cinco dimensões elencadas pelo GFSI. São elas:

Essa metodologia, baseada em entrevistas e observações in loco, avalia o nível de maturidade da cultura de segurança de alimentos na organização de maneira imparcial, com ênfase no papel da liderança (de todos os níveis hierárquicos), na comunicação interna, nas responsabilidades, no desempenho, no comportamento e na conscientização, entre outros.


Após essa avaliação categorizada, ajudamos você a elaborar o plano de ação fornecendo evidências de como a Cultura faz parte do planejamento, da implementação, da manutenção e da melhoria do SGSA.


Se você não sabe como avaliar o nível de maturidade e precisa agilizar isso o quanto antes, nós estamos aqui para auxiliar, facilitando esse processo com nossa experiência de quase 18 anos de consultorias.


Consulte-nos e solicite um orçamento!


Bibliografia:

FOOD SAFETY SYSTEM CERTIFICATION 22000 – Documento de orientação: Cultura de Segurança Alimentar Versão 5.1 - Novembro 2020. https://www.fssc22000.com/scheme/scheme-documents-version-5-1


GFSI - BENCHMARKING REQUIREMENTS KEY CHANGES V7 TO VERSION 2020 - https://mygfsi.com


GFSI - UMA CULTURA DE SEGURANÇA DE ALIMEN - TOS DOCUMENTO EXPOSITIVO DE LA INICIATIVA GLOBAL DE INOCUIDAD ALIMENTARIA (GFSI) V1.0 - 4/11/18 - https://mygfsi.com/blog/topic/food-safety-culture/

240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page