top of page

Limpeza ou higienização do reservatório de água?

Atualizado: 24 de jul. de 2020


A água, sem dúvida, desempenha um papel fundamental na cadeia de alimentos e bebidas. Ela pode fazer parte da formulação, dos processos de higienização, das Boas Práticas de Fabricação (BPF), o que inclui a higienização das mãos e o preparo de alimentos no refeitório, ou ainda ser utilizada como fluido de troca térmica.

Por isso, os processos relacionados ao plano de segurança da água são importantes quando se trata de auditorias, pois a segurança do produto final pode estar diretamente relacionada à qualidade e à potabilidade da água.

Voltando a pergunta que é título desse texto, sobre higienização ou limpeza do reservatório de água, muitas empresas têm dificuldade de diferenciar esses conceitos. A ISO TS 22002-1/2012 define limpeza como redução de sujidades, resíduos de alimentos, gordura ou outras matérias. Já o termo higienização é o processo de limpeza, seguida de desinfecção (redução, por meio de agentes químicos e/ou métodos físicos, do número de microrganismos no ambiente).

Portanto, no seu procedimento de higienização do reservatório de água, as duas operações devem estar descritas, garantindo assim que a potabilidade da água esteja satisfatória. O processo pode ser realizado pela própria empresa, desde que os cuidados com a questão de segurança do trabalho sejam assegurados, ou por empresa terceira. Porém, nunca se esqueça: sua empresa pode delegar a atividade, mas nunca a responsabilidade.

Preste muita atenção nos resultados das análises ao receber o laudo do laboratório; boa parte dos parâmetros analisados servem como indicadores, ou seja, são um termômetro de como anda a qualidade da água e dos processos acerca dela. Não basta receber o laudo e verificar que está dentro dos limites estabelecidos, é importante observar as tendências que os resultados demonstram.

Nós, da POLETTO, preparamos um check list para você e a equipe da sua empresa avaliarem como está o plano da potabilidade da água. Confira e clique neste link para baixar:



264 visualizações0 comentário
bottom of page