• Equipe Poletto

Os recalls da Heineken e da Quero


Post de 20/02/2020


Tivemos duas notícias de recall nos últimos dias. Primeiro, foi a Heineken que comunicou aos seus consumidores uma “pequena alteração” em garrafas de 330 ml de lotes específicos. Segundo a empresa, não há qualquer problema na cerveja, mas a alteração na embalagem pode fazer com que “uma pequena lasca de vidro se desprenda do bocal no momento da abertura”.

O recall foi voluntário e justificado pela empresa pelo “risco de lesões ou ingestão acidental” da lasca. A Heineken contabilizou que a alteração foi encontrada em menos de 0,3% das garrafas que pertencem aos lotes afetados. E que eles têm as letras CH em alto relevo na parte inferior das garrafas long necks.

Com clareza na comunicação sobre o problema e preocupação com os seus consumidores, a empresa voluntariamente anunciou o recall. Qualquer detalhe precisa ser tratado com essa seriedade, porque quando se trata de segurança de alimentos, um deslize que não for bem comunicado pode comprometer - e muito - a reputação de uma marca.

O segundo caso envolve caixas de milho verde tetra recart 200g da marca Quero, que faz parte da empresa de alimentos Heinz Brasil. O recall também foi voluntário e, segundo a empresa, foi identificado no produto “potencial risco de presença de bactérias que podem causar náuseas, vômitos e/ou infecção intestinal”. Os produtos fazem parte do L08 Val 07/2021, foram fabricados no dia 8 de janeiro deste ano e, segundo a empresa, não devem ser consumidos.

Os recalls são indispensáveis nesses casos e achamos ótimo quando são voluntários e claros, mas ressaltamos que existe legislação que regra esse assunto e, é claro, o ideal é evitar problemas que obriguem a ações desse tipo. Portanto, para ser uma marca respeitada e consumida, é tão importante que a sua empresa tenha uma política de qualidade e de segurança de alimentos responsável. Existem normas que auxiliam nisso, e a POLETTO tem qualificação para ajudar você a deixar tudo em dia. Ou seja, no mercado de hoje, não há mais espaço e nem desculpas para erros. Se você está precisando de ajuda, seja empresa pequena, média ou grande, contate-nos pelo e-mail melissa@polettosolucoes.com.br. Estamos aqui para contribuir! :)

1 visualização

© POLETTO SOLUÇÕES EM GESTÃO

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram