top of page

Vem aí o Programa de Prevenção e Combate à Fraude em Produtos de Origem Vegetal


Entre os assuntos mais comuns na vida de quem lida com segurança de alimentos, está, sem dúvidas, Food Fraud. Sabemos que a fraude representa um risco para vários aspectos de uma empresa, especialmente reputação, quando se concretiza e acaba provocando problemas de saúde em quem consumiu um alimento fora das condições ideais. Por isso, aqui na POLETTO, nós saudamos a Portaria SDA N° 573, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE).


A partir dessa portaria, que entra em vigor no dia 1º de junho de 2022, o Ministério torna a fiscalização mais rígida. O objetivo do programa é "implementar ações buscando a diminuição da ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal”. Isso será feito a partir de diversos critérios listados no documento. Para acessá-lo, clique aqui.


Empresas certificadas com normas internacionais de segurança de alimentos possuem protocolos bastante rígidos para seguir e reduzem bastante a chance de terem problemas com fraudes. Porém, sabemos que há um universo grande de negócios, alguns pequenos, que não são certificados e estão expostos.


Com mudanças de leis, desenvolvimento de mecanismos de inteligência e treinamentos para fiscais, entre outras ações, ser flagrado com problemas se tornará mais fácil. Mas não se preocupe, a POLETTO tem serviços customizados para a realidade de cada negócio. Se você quiser implantar apenas um programa de Food Fraud, é possível. Se quiser um diagnóstico da situação, também pode adquirir de forma avulsa. O nosso compromisso é com a qualidade do mercado, então atendemos cada cliente da forma que ele precisa e a partir da capacidade de investimento que ele possui.


Não deixe o programa estar em funcionamento para falar conosco. Manter o alimento seguro é um comprometimento que garante sucesso e longevidade ao seu negócio. Fale conosco!

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page